top of page

Pesador de carga em elevadores passa a ser obrigatório como item de segurança

Utilizar o elevador para facilitar a locomoção é algo tão corriqueiro e presente na rotina das pessoas, que muitas vezes, nem sequer percebemos que existem informações de segurança importantes que não enxergamos. Respeitar o limite de peso do elevador é uma delas. Com excesso de peso, o funcionamento do elevador e a segurança dos passageiros podem ser prejudicados, mas mesmo assim, as pessoas não prestam atenção a essa questão, muitas vezes por distração.
A falta de paciência em aguardar o próximo elevador com menos passageiros também leva as pessoas a embarcar mesmo quando está lotado.
O excesso de carga, além do limite permitido, pode provocar riscos aos passageiros e prejuízos para o desempenho do elevador, gerando gastos maiores com manutenção, troca de peças, entre outras intervenções.
Para alertar os passageiros, obrigatoriamente todo elevador possui uma placa que indica a sua capacidade em números de passageiros e o equivalente em quilos. Pelas normas atuais que regem a fabricação de elevadores no Brasil, (NM 207; para elevadores com casa de máquinas e NBR 16042; para elevadores sem casa de máquinas) cada passageiro corresponde a 75 quilos, ou seja, em um elevador com capacidade para transportar oito passageiros, o limite de carga é de 600 quilos.

Pesador de carga obrigatório

O pesador de carga passa a ser obrigatório para todos os elevadores residenciais e comerciais por força das normas ABNT NBR 15597 - Subseção 5.14.5 e a de segurança NR-12; com foco na segurança das pessoas, visando evitar sobrecarga que comprometa a vida dos usuários, especialmente se exceder a carga nominal em 10%, com um mínimo de 75 kg.
Pesador de Carga
Pesador de Carga

Controle de Carga


Para evitar o risco de sobrecarga na cabine, é recomendável que seja instalado um dispositivo de monitoramento de carga de acordo com o seguinte:


a) Os passageiros devem ser avisados com um sinal audível e visível dentro da cabine;

b) A porta da cabine deve ser mantida completamente aberta;


Embora esta exigência ainda não conste da ABNT NM 207:1999, recomenda-se uma análise de risco para estabelecer a necessidade da instalação deste dispositivo nos edificios residenciais e comerciais, uma tarefa que a Phenix Elevadores pode executar, através de vistoria nos equipamentos, de forma gratuita; bastando solicitar e agendar a visita técnica: (47) 9 9664-5263, falando com a Thais - back office da área comercial e técnica.

593 visualizações0 comentário
bottom of page